Colheita Mecanizada

Criada em 2010, a Divisão de Celulose da Crane Engenharia permite ao segmento a viabilidade técnica para a utilização de máquinas e implementos em áreas declivosas.

Atuamos na silvicultura e colheita florestal das empresas de celulose, com os serviços:

  • Análise de resistência de cepas;
  • Análise das limitações dos equipamentos em declividade lateral;
  • Desenhos em 3D e 2D. Elaboração do plano de rigging;
  • Análise de acidente;
  • Planos de rigging para retirada de equipamentos envolvidos em acidentes, como tombamentos ou outros, com utilização de guinchos e talhas, onde não é possível a chegada de um guindaste.

A implantação deste projeto resultará na diminuição dos trabalhos com colheita semi-mecanizada, com uso de motosserra ou outros equipamentos de maior risco ao operador e de menor eficiência.

O estudo de rigging para ancoragem de máquinas florestais de colheita prevê a maior produtividade com maior lucratividade para o negócio, maior eficiência dos equipamentos e, acima de tudo, maior segurança para a operação.

As forças atuantes na máquina em operação em áreas declivosas são estudadas, garantindo a confiabilidade da operação e a segurança no resultado das limitações gerais da máquina, podendo esta chegar a declividades de até 35° com total segurança.

A análise da resistência das cepas é feita por meio de ensaios de campo nos quais todos os dados são registrados de acordo com as especificações do solo, declividade do terreno, diâmetro da cepa, entre outros. Após a coleta dos dados é realizada uma análise estatística para a definição dos limites de resistência encontrados.

O operador contará com o apoio de um plano de rigging simplificado para escolha correta dos materiais de ancoragem e da cepa âncora, de acordo com seu diâmetro e características gerais, além do treinamento específico para a operação.

Possui interesse neste serviço? Entre em contato e receba informações

Enviar Mensagem